Fone/Fax: (62) 3328 1919

contato@quadrangular.org.br

Agenda

13

Abri

 Cultos Simultâneos

26

Abri

 Batismo

01

Mai

 Labaredas de Fogo

toda a agenda

Palavra do Pastor

01/04/2012

Postado por: Pr. Washington Luiz

CARACTERÍSTICAS DA LIDERANÇA DE JESUS

CARACTERÍSTICAS DA LIDERANÇA DE JESUS (Mc. 6:30-44)

1 INTRODUÇÃO
 Jesus é o maior exemplo de liderança que a humanidade já viu. Primeiro ele fez, ensinou e depois mandou fazer, mas procurou saber também os resultados.
Jesus é o nosso exemplo de liderança e aprendendo com Ele vamos ver alguma característica dessa liderança.
2 CARACTERÍSTICAS DA LIDERANÇA DE JESUS
2.1 Conseguiu sempre atrair para perto de si os seus discípulos. V.30ª
 Diz o texto que os apóstolos ajuntaram-se a Jesus. O líder no modelo de Jesus sempre consegue ajuntar para perto de si os seus discípulos. Isso significa que em cada projeto, em cada sonho seus discípulos estarão caminhando junto com Ele.
2.2 Conquistou a total confiança de seus discípulos. V.30b
 Os discípulos contaram para Jesus tudo o que tinham feito e ensinado. O líder no modelo de Cristo consegue conquistar a confiança de sua liderança de tal forma que sempre sua liderança não escondera nada d’ele.
2.3 Sempre gastou tempo de qualidade com seus discípulos. V.31ª
 Jesus chama os seus discípulos para um lugar deserto e é interessante como Ele gastou mais tempo ensinando aos seus discípulos do que com a multidão ou fazendo milagres. O líder segundo modelo de Cristo sabe que o segredo do crescimento e da multiplicação está no crescimento de seus líderes. É muito importante que venhamos gastar tempo de qualidade, ensinando, orando, ministrando a nossa liderança, transferindo a eles o conhecimento, a direção de Deus e a unção.
2.4 Se preocupou com a vida de seus discípulos. V.31b
 Jesus olha para seus discípulos observa que estavam cansados, não tinham tempo para nada, nem para comer, Ele nota que eles estavam esgotados. O líder no modelo de Cristo está sempre atento as necessidades de sua liderança, ele se preocupa até com as mínimas coisas na vida de sua liderança.
2.4 O relacionamento entre Jesus e seus discípulos é reconhecido por todos. V.33ª
 Quando Eles foram para um lugar deserto a multidão os viu partir e muitos o conheceram. O relacionamento entre eles era algo tão real que quando a multidão os viu entrar no barco não tiveram duvidas que era Jesus e seus discípulos, tinha algo de diferente nesse relacionamento. O líder segundo o modelo de Cristo a forma dele tratar a liderança é totalmente diferente, existe comunhão e companheirismo.
2.5 Atraiu o maior número de pessoas para o propósito de Deus. V.33b
 A multidão chegou primeiro que Jesus e seus discípulos ao lugar deserto e assim que Ele chegou à multidão aproximou-se d’Ele. O líder no modelo de Cristo consegue atrair para perto de si o maior numero de sedentos para que assim possa transmitir a mensagem do Reino de Deus, mensagem essa que tem o poder de mudar a vida e a história das pessoas.
2.6 Tinha muita compaixão. V.34ª
 Quando Jesus viu a multidão e notou que eles estavam perdidos como ovelha que não tem pastor, Seu coração se encheu de grande compaixão por Eles. O líder segundo o modelo de Cristo tem em seu coração uma paixão, ou seja, um amor ardente pelo perdido. Essa paixão queima a sua alma de tal forma que ele não tem outra opção, sua única opção é alcançar o perdido a qualquer custo.
2.7 Priorizou sempre o ensinamento a respeito do Reino de Deus. V.34b
 A primeira coisa que Jesus fez não foi a realizar o milagre que as pessoas precisavam, Jesus preocupa-se primeiro em ensinar a respeito do Reino de Deus. O líder segundo o modelo de Cristo está sempre pronto para ser usado por Deus para que o milagre aconteça na vida da multidão, mas ele sabe a única forma da vida uma pessoa ser transformada é através do ensino da Palavra de Deus. O alvo é fazer cada pessoa saia da multidão e se torne discípulos do Senhor Jesus.
2.8 Procurou fazer de seus discípulos provedores na vida de outras pessoas. V.37
 Quando os discípulos de Jesus pediram a Ele para despedir a multidão para que pudessem comprar alimento porque já era tarde a resposta de Jesus foi bem clara Ele disse dai-lhes de comer. O líder segundo modelo de Cristo está sempre pronto a motivar sua liderança a se levantar como provedores na vida de outras pessoas. É importante que eles descubram que Deus os chamou, escolheu e os nomeou para se tornarem bênçãos na vida de outras pessoas.
 “A nossa verdadeira felicidades e só nos sentimos realizados se vivermos o chamado de Deus para nossa vida.”
2.9 Confrontou seus discípulos. V.38
 Quando os discípulos disseram a Jesus que seria necessário duzentos dinheiro para comprar pão para toda aquela multidão. Jesus os confronta dizendo: Quantos pães tendes. O líder segundo modelo de Jesus está sempre confrontando a sua liderança. O alvo é levá-los a fazer uma retrospectiva e uma introspectiva para que possam olhar para traz e para dentro de si e verificarem se estão cumprindo com toda força de sua alma o chamado de Deus e se ainda estão motivados e providos da palavra de Deus e da paixão pelo perdido para viver esse chamado.
2.10 Preocupou-se em oferecer verdes pastos. V.39
 Jesus ordenou que a multidão sentasse sobre a erva verde. A preocupação d’Ele é algo extraordinário, Ele chama a atenção dos seus discípulos declarando que a multidão deveria se assentar sobre verdes pastos. O líder segundo o modelo de Cristo se preocupa em mostrar para sua liderança a importância de estarem sempre pronto a oferecer alimento que venha satisfazer os anseios da multidão.
2.11 Se preocupou com a organização. V.40
 Jesus ordena que seus discípulos organizassem a multidão em grupos de cem ou de cinqüenta. Jesus tinha consciência que enquanto a multidão estivesse organizada não haveria a multiplicação. O líder segundo o modelo de Jesus ele se preocupa com a organização e também fazer com que sua liderança tenha a mesma preocupação.
 “Nunca se esqueça o crescimento e a multiplicação só acontece aonde existe organização. Deus é organizado é só investe aonde é real a organização.”
2.12 Agradeceu, mesmo quando o que tinha em sua mão parecia pouco. V.41
 Jesus pecou cinco pães e dois peixes e agradeceu a Deus por prover o alimento para quase cinco mil homens. O líder segundo o modelo de Jesus está sempre pronto a expressar a gratidão e reconhecer aquilo que Deus tem colocado em suas mãos. Não importa se sua igreja, grupo, equipe de trabalho é pequena, agradeça a Deus por Eles e reconheça aquilo que Deus entregou em suas mãos. Saiba que isso fará a grande diferença em seu ministério. Não reclame, não murmure, AGRADEÇA!
2.13 Estava sempre pronto a repartir. V.41
 Jesus partiu o pão e deu a seus discípulos. O líder segundo o modelo de Jesus sabe que o segredo do crescimento depende também de duas coisas: primeiro: trazer a sua liderança o alimento solido e saudável; segundo: mostrar a eles a importância de repartir esse pão.
 Assim como Jesus pegou o pão e o peixe e deu a seus discípulos e depois ordenou que eles deveriam repartir com a multidão, assim deve agir o líder. Os resultados serão extraordinários.
2.14 Satisfez todas as necessidades. V.42
 Todos ficaram fartos. O líder segundo o modelo de Jesus é sempre o instrumento usado por Deus para satisfazer todas as necessidades das pessoas a sua volta, a liderança e a multidão.
2.15 Não desperdiçou nada. V.43
 Os discípulos recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e de peixe. Jesus se preocupou em não desperdiçar nada. O líder segundo o coração de Deus se preocupa com tudo que Deus tem colocado em suas mãos para administrar e tem todo o cuidado para não desperdiçar nada. Preocupe-se em administrar muito bem os dízimos e as ofertas alçadas, nunca se esqueça que quando se levantar uma oferta para um propósito, jamais pode investir em um outro propósito. “Se fiel sobre o pouco e sobre o muito te colocarei.”
3 CONCLUSÃO
 Quando olhando para a liderança de Jesus e procuramos nos espelhar n’Ele, praticando, vivendo os mesmos princípios, passaremos então a ver os resultados de nosso trabalho e experimentar um crescimento e multiplicação extraordinário.
 

Comentários desta palavra

Ninguém comentou esta palavra ainda.

Envie seu comentário:

Iª Igreja do Evangelho Quadrangular
Brasil - GO/Anápolis - Setor Central
Rua Benjamin Constant, 786 - CEP: 75000-000
Fone/Fax: (62) 3328 1919

Iª I.E.Q. © 2012. Todos os direitos reservados.